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Covid-19: está na hora de repensar o seu negócio

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A pandemia mundial que atravessamos – o Covid-19 – vem alterar radicalmente a forma como o consumidor está habituado a comprar e, como tal, é preciso repensar a forma como os negócios estão a vender os seus produtos. Adotar uma estratégia de comércio online pode ser a solução para que a sua empresa não pare.Vamos imaginar o seguinte cenário: a sua loja física está fechada por tempo indeterminado, mas continua com produtos para vender. Os seus clientes continuam a precisar dos seus produtos, mas devido às restrições impostas não podem dirigir-se a lojas físicas para comprá-los. Há também novos potenciais clientes agora interessados nos produtos que vende, mas que não encontram a sua loja, nem conhecem a disponibilidade dos seus produtos. Perante este cenário, e para que o seu negócio continue ativo e rentável, o que deve fazer?
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O que muda com o Covid-19?

Apesar de ainda ser incerta a forma como as coisas irão mudar após esta crise que vivemos, conseguimos já ver com clareza a importância de estar online. Este acontecimento está a fazer com que as empresas sofram rápidas mudanças nas suas formas de operação, e a migração para o online é agora uma realidade urgente para que se possam manter os negócios vivos.

Basta pensar nesta perspetiva: se as pessoas passam mais tempo em casa, procuram maior resposta às suas necessidades através dos canais online para não terem que se deslocar. Ultrapassamos um dos períodos mais complexos da história e não há previsão de quando as coisas poderão voltar a retomar a normalidade que conhecíamos. Por isso, há que responder às necessidades dos clientes da única forma que agora podemos: através do online.

Coloque o seu negócio, os seus produtos e serviços no mapa

Então quais são as soluções que poderão ser válidas para o seu negócio? É certo que cada caso é um caso, mas ainda mais certo é que se não tiver nenhuma presença online, a probabilidade de ser encontrado é… zero. Para que o seu negócio não desapareça completamente do mapa nestes tempos de crise, ter uma presença digital e continuar a estar presente na mente dos seus consumidores é uma peça fundamental do puzzle.

Neste último mês de Março já se registou um crescimento no e-commerce em Portugal, realidade esta que apenas terá tendência a crescer cada vez mais. Vejamos que, de acordo com dados da SIBS, a média de compras online durante os primeiros tempos da pandemia em Portugal passou de 37,5€ para 39,7€, registando um aumento de 6%. Os portugueses começam assim a conhecer novas formas de comprar e a formatar cada vez mais a sua mente para o online e para esta (não tão nova) maneira de adquirir os seus bens.

Do mesmo modo, as compras online no estrangeiro reduziram para menos de 1/3 do total, o que significa ainda que a tendência será também a de comprar em Portugal. 

Tendência de pesquisa do termo “comprar online” em Portugal que subiu consideravelmente desde o início da pandemia. Fonte: Google Trends.

Com todo este cenário com o qual estamos agora a aprender a viver, acreditamos que o hábito de compra das pessoas irá mudar drasticamente daqui para a frente. Se, para muitos consumidores a sua estreia em comprar online será nesta altura, com certeza não será a última vez que o farão. Os tempos estão a mudar e há uma necessidade de adaptação como nunca antes – não só para quem compra, mas também (e principalmente) para quem vende.

Como posso ajudar o meu cliente?

Uma vez que já se compreendeu a importância de migrar o seu negócio para o online, é também importante referir alguns aspetos que irão contribuir fortemente para o sucesso desta transição. As expetativas em torno do comércio online e da satisfação de compra são muitas, e para que o cliente se fidelize é importante que a sua experiência o faça querer regressar.

Esta é uma altura crucial para que as indústrias se posicionem e mostrem preocupação com o consumidor, demonstrando o seu contributo para o ajudar a superar este momento tão delicado.

  • Comece por enviar uma mensagem a todos os seus clientes, garantindo que continua com eles e anunciando uma nova solução para comprarem os seus produtos.
  • Acompanhe os stocks para evitar ruturas, garantindo assim a disponibilidade dos seus produtos, e acompanhe também as mudanças de preço para que ninguém seja induzido em erro.
  • Mantenha as informações de todos os produtos atualizadas e invista em descrições pormenorizadas para que os seus clientes saibam exatamente aquilo que estão a comprar.
  • Adapte todas as mensagens ao contexto em que vivemos, oferecendo soluções pensadas e adequadas, tendo o cuidado de não parecer oportunista.
  • Através de uma estratégia de comunicação pensada, crie experiências virtuais nas redes sociais para que as pessoas se possam sentir mais próximas da experiência de consumo (lives, dicas, reviews, sugestões, etc.).
  • Crie uma política de trocas e devoluções adequada à situação atual, dando resposta através do aumento dos prazos normalmente instaurados.
  • Face à conjuntura, e uma vez que será a única forma de fazer chegar aos seus produtos ao cliente final, considere oferecer os portes de envio em todas as compras.

Pronto para levar o seu negócio para o próximo nível?

Podemos e devemos afirmar que é impensável que, em 2020, o seu negócio ainda continue a operar apenas offline. Os tempos são difíceis, e continuarão a sê-lo por tempo indeterminado. Existem inúmeras soluções que poderão e deverão ser adaptadas a cada caso e a cada negócio de modo a que o consumidor, agora cada vez mais “caseiro”, continue a conseguir encontrar exatamente aquilo que precisa e procura. As pessoas não vão parar de consumir, apenas irão começar a fazê-lo de formas diferentes. É preciso que haja uma resposta a esta procura para que tudo continue a funcionar.

Estamos prontos para o ajudar. Vamos a isso?

Catarina Matias

Especialista em ecommerce e marketing digital

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