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Covid-19: está na hora de repensar o seu negócio

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    A pandemia mundial que atravessamos – o Covid-19 – vem alterar radicalmente a forma como o consumidor está habituado a comprar e, como tal, é preciso repensar a forma como os negócios estão a vender os seus produtos. Adotar uma estratégia de comércio online pode ser a solução para que a sua empresa não pare.Vamos imaginar o seguinte cenário: a sua loja física está fechada por tempo indeterminado, mas continua com produtos para vender. Os seus clientes continuam a precisar dos seus produtos, mas devido às restrições impostas não podem dirigir-se a lojas físicas para comprá-los. Há também novos potenciais clientes agora interessados nos produtos que vende, mas que não encontram a sua loja, nem conhecem a disponibilidade dos seus produtos. Perante este cenário, e para que o seu negócio continue ativo e rentável, o que deve fazer?
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    O que muda com o Covid-19?

    Apesar de ainda ser incerta a forma como as coisas irão mudar após esta crise que vivemos, conseguimos já ver com clareza a importância de estar online. Este acontecimento está a fazer com que as empresas sofram rápidas mudanças nas suas formas de operação, e a migração para o online é agora uma realidade urgente para que se possam manter os negócios vivos.

    Basta pensar nesta perspetiva: se as pessoas passam mais tempo em casa, procuram maior resposta às suas necessidades através dos canais online para não terem que se deslocar. Ultrapassamos um dos períodos mais complexos da história e não há previsão de quando as coisas poderão voltar a retomar a normalidade que conhecíamos. Por isso, há que responder às necessidades dos clientes da única forma que agora podemos: através do online.

    Coloque o seu negócio, os seus produtos e serviços no mapa

    Então quais são as soluções que poderão ser válidas para o seu negócio? É certo que cada caso é um caso, mas ainda mais certo é que se não tiver nenhuma presença online, a probabilidade de ser encontrado é… zero. Para que o seu negócio não desapareça completamente do mapa nestes tempos de crise, ter uma presença digital e continuar a estar presente na mente dos seus consumidores é uma peça fundamental do puzzle.

    Neste último mês de Março já se registou um crescimento no e-commerce em Portugal, realidade esta que apenas terá tendência a crescer cada vez mais. Vejamos que, de acordo com dados da SIBS, a média de compras online durante os primeiros tempos da pandemia em Portugal passou de 37,5€ para 39,7€, registando um aumento de 6%. Os portugueses começam assim a conhecer novas formas de comprar e a formatar cada vez mais a sua mente para o online e para esta (não tão nova) maneira de adquirir os seus bens.

    Do mesmo modo, as compras online no estrangeiro reduziram para menos de 1/3 do total, o que significa ainda que a tendência será também a de comprar em Portugal. 

    Tendência de pesquisa do termo “comprar online” em Portugal que subiu consideravelmente desde o início da pandemia. Fonte: Google Trends.

    Com todo este cenário com o qual estamos agora a aprender a viver, acreditamos que o hábito de compra das pessoas irá mudar drasticamente daqui para a frente. Se, para muitos consumidores a sua estreia em comprar online será nesta altura, com certeza não será a última vez que o farão. Os tempos estão a mudar e há uma necessidade de adaptação como nunca antes – não só para quem compra, mas também (e principalmente) para quem vende.

    Como posso ajudar o meu cliente?

    Uma vez que já se compreendeu a importância de migrar o seu negócio para o online, é também importante referir alguns aspetos que irão contribuir fortemente para o sucesso desta transição. As expetativas em torno do comércio online e da satisfação de compra são muitas, e para que o cliente se fidelize é importante que a sua experiência o faça querer regressar.

    Esta é uma altura crucial para que as indústrias se posicionem e mostrem preocupação com o consumidor, demonstrando o seu contributo para o ajudar a superar este momento tão delicado.

    Pronto para levar o seu negócio para o próximo nível?

    Podemos e devemos afirmar que é impensável que, em 2020, o seu negócio ainda continue a operar apenas offline. Os tempos são difíceis, e continuarão a sê-lo por tempo indeterminado. Existem inúmeras soluções que poderão e deverão ser adaptadas a cada caso e a cada negócio de modo a que o consumidor, agora cada vez mais “caseiro”, continue a conseguir encontrar exatamente aquilo que precisa e procura. As pessoas não vão parar de consumir, apenas irão começar a fazê-lo de formas diferentes. É preciso que haja uma resposta a esta procura para que tudo continue a funcionar.

    Estamos prontos para o ajudar. Vamos a isso?

    Catarina Matias

    Especialista em ecommerce e marketing digital

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