Skip to content

As melhores ferramentas para o ajudar a otimizar o SEO do seu website

RECEBA AS ÚLTIMAS DICAS E NOVIDADES NO SEU EMAIL

Conseguir um posicionamento orgânico de topo no Google é o objetivo comum a todos os proprietários e gestores de websites. A possibilidade de ser encontrado nos primeiros resultados de pesquisa e de, consequentemente, ser a primeira escolha de clique pelo utilizador vai permitir gerar mais tráfego e mais negócios, posicionando-se como uma das principais referências da sua área de atividade.

SEO – Search Engine Optimization é um processo contínuo e trabalhoso, que leva o seu tempo a produzir resultados. No entanto, as vantagens que traz aos websites são inúmeras e o investimento que é feito neste processo e que é, principalmente, um investimento de tempo, vale a pena pelo imenso potencial de retorno.

Devido à importância do SEO e para nos ajudar no desenvolvimento deste processo, existe uma panóplia de ferramentas, muitas delas gratuitas, que podem ser ajudas valiosas para obter os resultados desejados.

Preparámos uma seleção das ferramentas que consideramos ser mais intuitivas, práticas e eficazes para o ajudar a ter resultados nesta vertente. E são – cereja no topo do bolo – gratuitas.

1. Google Analytics

O Google Analytics é, sem dúvida, uma das ferramentas de referência no que toca ao SEO e ao mundo online no geral. Uma das mais conhecidas e utilizadas, esta ferramenta é recomendada desde o início de vida de qualquer website. Oferece dados de alta qualidade e informação detalhada como nenhuma outra.

A informação que esta plataforma lhe permite extrair do seu website é infinita e essencial para o ajudar a compreender, definir e melhorar qualquer estratégia.

O que oferece

O Google Analytics dá-lhe acesso a um sem fim de informação que permite análises mais ou menos complexas e interpretações cruzadas dos dados.

Existem dados em tempo real que nos podem auxiliar na compreensão dos comportamentos dos nossos visitantes, tais como as suas localizações, origem de tráfego e conteúdos visitados, e que nos podem ser muito úteis na otimização do website e numa melhor e mais eficaz filtração do público-alvo.

Toda a informação que o Google Analytics gera permite-nos ainda compreender e cruzar dados tão específicos como interesses, comportamentos e até os dispositivos a que os utilizadores recorrem para visitar o website. Do mesmo modo, é possível compreender o tempo médio de sessão dos utilizadores, o que é útil na altura de compreender as possíveis melhorias a fazer.

O acompanhamento de campanhas e de todo o tráfego gerado é também aqui fortemente detalhado, de modo a que as possibilidades de otimização sejam constantes e permitam um melhoramento progressivo e infinito.

2. Google Search Console

O Google Search Console é provavelmente a ferramenta mais direcionada para otimização SEO. Permite melhorar o seu desempenho na pesquisa Google através de ferramentas e relatórios que ajudam a avaliar o tráfego e o desempenho geral.

Ao detetar e corrigir problemas que estejam a impossibilitar um melhor posicionamento, esta plataforma vai ajudá-lo a conseguir levar o seu website ao próximo nível.

O que oferece

As estatísticas de pesquisa permitem compreender quais as consultas que atraem o utilizador ao seu site e permitem analisar dados como as impressões, cliques e posição do website na pesquisa Google. Nesta ferramenta existe alguma informação igual à existente no Google Analytics, no entanto a forma como esta é apresentada ao utilizador é mais simples e direta.

Disponibiliza ainda uma interessante ferramenta de alertas sempre que sejam identificados problemas com o website. 

Uma das mais importantes possibilidades desta ferramenta é a identificação dos links que reencaminham para o website. Ter conhecimento destes links e conseguir identificar e eliminar aqueles que são “tóxicos” é uma das ações defensivas mais eficaz e importantes que se pode adotar.

Sendo que cada vez mais do tráfego gerado é através de dispositivos móveis, o Google Search Console oferece também ferramentas direcionadas a esta vertente. Permite testar a forma como o website corre em mobile, identificando possíveis problemas e melhorarias através de relatórios personalizados, o que ajuda a tornar a experiência do utilizador mobile mais user friendly.

3. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave que permite auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia para otimização de um website. A denominação “palavra-chave” engloba qualquer termo de pesquisa – quer seja efetivamente apenas uma palavra, ou uma expressão completa – que determinado utilizador utilize nas suas pesquisas e que geram resultados de acordo com aquilo que o utilizador pretende encontrar.

Esta ferramenta integrada de SEO está desenhada de forma completa para “atacar” várias frentes. Sabemos que é essencial ter conhecimento não apenas aquilo que estamos a trabalhar e nos nossos objetivos, mas também estar a par daquilo que a nossa concorrência está a fazer para que possamos estar sempre um passo à frente.

O que oferece

O Ubersuggest funciona de uma forma muito semelhante ao Google Keyword Planner, no entanto tem menos limitações. Permite-nos ter acesso a relatórios sobre websites ou palavras-chave de modo a ajudar-nos a posicionar face aos objetivos e à concorrência.

Ao apresentar palavras-chave relacionadas com a inserida, permite-nos ter acesso a dados relacionados com o volume de pesquisas, o CPC (custo por clique para o caso de uma estratégia paga), PD (paid difficulty) e SD (SEO difficulty), de modo a que a nossa estratégia seja bem delineada e permita obter os resultados desejados.

Permite ainda ajudá-lo a identificar os principais concorrentes que disputam determinada palavra-chave com o seu website, para que se consiga posicionar melhor na SERP (Search Engine Results Page), ao mesmo tempo que lhe oferece dados sobre o conteúdo e o próprio website concorrente. Assim, a partir destes resultados, é possível avaliar as melhores oportunidades e definir a melhor estratégia a implementar para otimizar os resultados do seu website.

4. Answer the Public

Como resposta a uma estratégia de inbound marketing, que é igualmente muito útil para a otimização SEO do seu website, existem ferramentas que o podem ajudar a compreender de que maneira os temas do blog e dos artigos do seu website podem ser mais ou menos relevantes para o consumidor.

Desse modo, a plataforma Answer the Public revela-se muito útil para ajudar a criar uma estratégia que permita responder às dúvidas dos nossos consumidores e às “dores” que possam ter.

O que oferece

Esta ferramenta permite procurar sugestões de temas relacionados com determinada palavra-chave, e ajudá-lo a compreender o que os utilizadores estão a procurar e de que forma estão a fazê-lo, nomeadamente quais as expressões utilizadas para esse efeito. Apresenta uma listagem de questões, preposições e comparações que possam interessar os seus leitores e que o possam direcionar até ao seu website.

Permite pesquisas por região e por idioma, e apresenta de forma rápida e organizada inúmeras possibilidades de expressões para que possa, tal como o próprio nome indica, responder ao seu público. Funciona através da pesquisa de um tópico, marca ou produto que gera uma lista que pode consultar de forma mais visual ou em forma de lista. Permite também que seja feito o download dos dados gerados em CSV para mais fácil consulta ou para armazenamento

Conclusão

Construir o seu website ou loja online é apenas o primeiro passo. Search Engine Optimization é um processo importante para garantir que a notoriedade da sua presença digital, levando mais visitantes e potenciais clientes ao seu website e gerando mais negócios.

As ferramentas que aqui partilhamos são instrumentos competentes e gratuitos numa primeira fase da otimização para motores de busca. Mas, para utilizadores mais avançados e especialistas, existe um leque ainda mais vasto de instrumentos pagos que permitem ir ainda mais longe na otimização SEO, como Heat Maps e análises de backlinks.

Que ferramentas utiliza para otimizar o posicionamento do seu website nos motores de busca?

Tiago Carrão

Cofundador da Noop e especialista em desenvolvimento web.

Ainda sem comentários, seja o primeiro.


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EBOOK GRÁTIS

Sabia que pode estar a incorrer em coimas pesadas se a sua loja online não cumprir todos os requisitos legais?
Nesta checklist vai encontrar tudo aquilo que precisa para vender online cumprindo a lei e regulamentos em vigor.

FAZER DOWNLOAD AGORA
close-link
Interessado numa avaliação gratuita? Vamos falar!